VAI CONSTRUIR OU REFORMAR?
Atuamos no segmento da Arquitetura, Engenharia e Topografia realizando do planejamento e execução dos projetos até o gerenciamento de obras, nas áreas residencial, comercial, corporativa, industrial e institucional em variados graus de complexidade. Somos uma equipe de profissionais criativos, inovadores e em constante atualização para atender as necessidades de nossos clientes no ramo de engenharia.
Atendimento on-line, com agilidade e preço justo!
O projeto de prevenção e combate a incêndio define os espaços e sistemas da edificação para em casos de emergência, evacuar as pessoas de forma rápida e iniciar o combate ao incêndio.
O primeiro passo é identificar a legislação estadual de prevenção contra incêndio, levando em consideração que NBR 15575 (norma de desempenho) obriga que outras NBR’s sejam seguidas (NBR 9077, NBR 5419, NBR 5410, NBR 15526, NBR 15200, NBR 14323, NBR 14432).
Agora que você já está com as legislações adequadas em mãos é necessário classificar a sua edificação quanto ao uso e ocupação (hospitalar, escolar, residencial, etc.), altura, área e risco de incêndio: baixo, médio ou alto. Para enquadrar em um desses riscos a sua edificação é necessário determinar a carga de incêndio específica, que é a soma das calorias que seriam liberadas se ocorresse a combustão completa de todos os materiais presentes em um ambiente dividas pela área do ambiente. Nas legislações estaduais são encontradas tabelas com cada uma dessas classificações.
Outro passo importante é a escolha adequada dos equipamentos e medidas de segurança contra incêndio e pânico que farão parte do seu PPCI, esses são exigidos em função de parâmetros como: tipo de ocupação; altura ou número de pavimentos; área construída; capacidade de lotação; risco de incêndio (carga de incêndio); e riscos especiais.
Oferecemos o projeto e seu acompanhamento junto ao órgão até sua aprovação.
Fazemos a aprovação e renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros).
AVCB - é um documento oficialmente emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado.
Sua função é certificar e garantir que a edificação passou por uma vistoria, e que encontrava-se perfeitamente em condições de segurança contra incêndio, podendo ser utilizada.
PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO :
É utilizado para apresentação dos sistemas de segurança contra incêndio das edificações, instalações ou áreas de risco, com edificação com área construída de até 750 m² e/ou altura de até 5 metros.
PB – Projeto básico;
ART – Anotação de Responsabilidade Ténica;
AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros; e
CLCB – Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros.
A elaboração do projeto básico leva aproximadamente de 2 semana a 4 semana podendo, ainda, demandar prazo superior, dependendo da complexidade do caso.
Orce agora conosco e certifique-se de que nosso preço é justo e completamente acessível.
ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
ESTUDO PRELIMINAR
ANTEPROJETO
PROJETO BÁSICO
PROJETO EXECUTIVO
VERIFICAÇÃO E REVIÇÃO
Planejamos a elaboração dos projetos elétricos por fases, com o devido planejamento em cada uma delas, buscando a segurança no processo e os melhores resultados, os projetos são elaborados nas seguintes fases:
ESTUDO PRELIMINAR
Nesta fase são verificadas as soluções técnicas, definidos os conceitos e os elementos necessários para se desenvolver os projetos.
ANTEPROJETO
Esboço ou conjunto dos estudos preliminares que irão constituir, depois das necessárias alterações, as diretrizes básicas do projeto executivo de uma obra.
PROJETO BÁSICO
Conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem à viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.
PROJETO EXECUTIVO
O Projeto Executivo deverá apresentar todos os elementos necessários à realização do empreendimento, detalhando todas às interfaces dos sistemas e seus componentes. Além dos desenhos que representem todos os detalhes construtivos elaborados com base no Projeto Básico aprovado, o Projeto Executivo será acompanhado do memorial descritivo, memorias de cálculo e Anotações de Responsabilidade Técnica emitida junto ao CREA.
• Garantia de Segurança;
• Projeto realizado conforme as normas vigentes;
• Dimensionamento personalizado de acordo com as necessidades do cliente;
• Posicionamento correto dos elementos elétricos;
• Prazo reduzido para a execução da obra (evita retrabalhos);
• Orçamento mais rápido e preciso para executar a obra;
• Redução no custo da obra (evita desperdício de materiais e aumenta a eficiência da mão de obra);
• Facilidade em eventuais manutenções.
• Elementos em locais inadequados;
• Superdimensionados gerando desperdício de materiais e custo desnecessário para a sua obra; e
• Nos piores casos, sobrecarga (popularmente chamado de curto circuito).
O QUE É ART?
Instituída pela Lei nº 6.496/77, a ART é um documento legal que identifica o responsável técnico por um serviço prestado ou uma obra realizada. Os profissionais abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA, mencionados inicialmente, têm a obrigação de realizar o registro desse documento online.
Por conta do alto nível de risco e das possíveis consequências em caso de erros em obras e serviços, o papel do atestado de capacidade técnica na construção civil é de extrema importância. Por permitir a identificação do responsável técnico da obra ou serviço prestado, ambos os lados, contratante e contratado, podem obter vantagens do registro de uma ART.
Para o CONTRATANTE a ART assegura que o profissional técnico é capacitado para realizar as devidas funções, uma vez que só é permitido o registro da ART pelo CREA por profissionais habilitados. Além disso, caso o profissional cometa um erro, o contratante estará resguardado técnica e juridicamente.