VAI CONSTRUIR OU REFORMAR?
Atuamos no segmento da Arquitetura, Engenharia e Topografia realizando do planejamento e execução dos projetos até o gerenciamento de obras, nas áreas residencial, comercial, corporativa, industrial e institucional em variados graus de complexidade. Somos uma equipe de profissionais criativos, inovadores e em constante atualização para atender as necessidades de nossos clientes no ramo de engenharia.
Atendimento on-line, com agilidade e preço justo!
Um bom projeto de loteamento é primordial para definir a viabilidade do empreendimento. Dentro do mercado imobiliário, investidores buscam saber quais são as benfeitorias que um empreendimento vai oferecer ao final do projeto. Por isso, o planejamento e a apresentação ao cliente deve ser feita da melhor maneira possível.
Investir em um projeto de loteamento quase sempre é uma boa opção, pensando num retorno a longo prazo. O potencial de valorização é a principal variável na hora da compra, que está diretamente ligado ao projeto de infraestrutura que será implantado.
Num projeto de loteamento, diversos parâmetros são levados em consideração. Todos eles podem ser considerados serviços essenciais para a manutenção e garantia de uma boa qualidade de vida.
Alguns pontos para observar: projeto de drenagem e saneamento, terraplanagem, demarcação das vias, demarcação dos lotes, pavimentação de qualidade, iluminação pública, acesso fácil e seguro, segurança patrimonial, localização. Também é interessante conhecer o histórico do local onde será feito o projeto de loteamento: o que funcionava ali antes? qual é o tipo de solo? como é o clima da região? Quanto mais informações se tem sobre o empreendimento, melhor.
Todos esses são fatores que podemos chamar de “físicos”, isto é, estão ligados à infraestrutura, localização, solo, acesso, etc. Contudo, é muito importante estar muito atento também à parte burocrática do processo, onde pode haver problemas e fraudes.
São diversos os casos de condomínios e loteamentos que efetuam a venda prévia dos lotes e depois tem a obra embargada por alguma questão burocrática. Nesses casos, todos os compradores saem lesados e os processos podem durar anos. Isso acontece por falta de transparência durante o processo de compra/venda e por desatenção do comprador, que não vai a fundo na avaliação das documentações.
Projeto de loteamento é coisa séria, procure saber o histórico de lançamento da empresa que está encabeçando o empreendimento. Pergunte quais outras empresas estão envolvidas nas obras: drenagem, pavimentação, terraplenagem, arquitetura, urbanismo, instalações, incorporações, enfim, conheça os fornecedores do projeto e cheque a idoneidade das empresas, isso pode evitar dores de cabeça no futuro.
Os estudos preliminares predefinem a ocupação da gleba em relação aos usos a serem adotados, às respectivas dimensões, ao relevo, aos aspectos da vizinhança, aos relatórios ambientais específicos, entre outros, aliados às exigências constantes nas legislações pertinentes e nas restrições urbanísticas previamente fornecidas pelos poderes públicos competentes.
Tais estudos são complementados pela composição digital, acima exposta, que permite a visualização da área através de um levantamento planialtimétrico previamente executado, sobreposto a uma imagem aerofotogramétrica.
Para a elaboração do Projeto Básico de Loteamento, é muito importante respeite a declividade do terreno original, isto é, observar a topografia do terreno e a partir dai elaborar projetos relativos ao parcelamento urbano / loteamentos, ao qual deve proporcionar o equilíbrio entre a aplicação de técnicas próprias, precisas, legais, racionais e o mínimo de intervenções ou agressões desnecessárias ao meio ambiente.
Nos propomos a criar um local próprio e único, com as características pertinentes e necessárias para um público específico que irá usufruir os espaços resultantes do respectivo parcelamento, visando idealizar um lugar ideal para se morar, trabalhar e se divertir.
Ao visitar nossa página é possível conhecer um trabalho real de execução de um projeto de loteamento e suas etapas.
PBL – Projeto básico de loteamento para prefeitura;
PEL – Projeto executivo de loteamento;
PBT – Projeto básico de terraplenagem;
PET – Projeto executivo terraplenagem;
PBD – Projeto básico drenagem;
PED – Projeto executivo drenagem;
PBC – Projeto básico contenção;
PEC – Projeto executivo contenção;
PBF – Projeto básico fundação;
PEF – Projeto executivo fundação;
PBP – Projeto básico pavimentação;
PEP – Projeto executivo pavimentação;
PBS – Projeto básico sinalização; e
PES – Projeto executivo sinalização.
A elaboração de projeto de terraplenagem leva aproximadamente de 1 mês a 2 mês podendo, ainda, demandar prazo superior, dependendo da complexidade do caso.
Para a regularização, o prazo depende da eficiência dos órgãos responsáveis pelas aprovações dos projetos (Prefeitura/Graprohab), além de aproximadamente mais 3 meses no respectivo cartório. Assim sendo, a regularização completa do seu loteamento levará de 1 ano à 2 anos podendo, ainda, demandar um prazo superior, a depender da complexidade do caso.
Orce agora conosco e certifique-se de que nosso preço é justo e completamente acessível.
Com o aumento da violência nas ruas, cada vez mais a população busca um lugar seguro para morar, e com isso a construção de loteamentos vem aumentando cada vez mais. O projeto de loteamento urbano pode ser considerado também o ato de construir uma cidade, é um instrumento de estruturação e organização do espaço urbano.
Para fazer um projeto de loteamento urbano é muito importante que o arquiteto respeite a declividade do terreno original, isto é, que ele saiba observar a topografia do terreno e a partir dai implantar um urbanístico garantindo aos moradores a criação de um lugar único.
O desconhecimento de critérios para a criação do projeto de loteamento urbano gera muitos problemas como: vias mal projetadas que poderão contribuir para um maior número de acidentes, drenagem de água pluvial inadequada contribuindo para a ocorrência de inundações e outros problemas mais graves como escoamento e deslizamento do solo.
OS TRÊS PRINCIPAIS GRANDES FATORES NA CRIAÇÃO DE UM PROJETO DE LOTEAMENTO URBANO SÃO:
Respeitar a legislação (municipal e federal): Cada município pode ter sua legislação, é importante que o arquiteto sempre pesquise antes de criar o urbanistico. Caso as leis não sejam atendidas ele deverá refazer o projeto, o que demanta tempo e dinheiro.
Ser bom tecnicamente: Para que um bom projeto de loteamento urbano seja bom, é preciso analisar muito além do que a estética do projeto. O urbanístico deve levar em conta as necessidades dos futuros moradores, deve pensar na qualidade de vida. Respeitar a topografia, saber analisar os pontos bons e ruins do terreno também é muito importante.
Bom retorno financeiro: Para que um urbanístico seja bom, é preciso levar em conta os aspectos técnicos e estéticos. O retorno financeiro já é garantido quando a contrutora investe em um bom produto. Por isso é importante contratar sempre empresas confiáveis e que levem a sério a qualidade de vida.
O projeto de loteamento urbano está mais presente na sua vida do que você imagina. As cidades são hoje a forma mais comum do homem se organizar no território. A quantidade de pessoas que habitam centros urbanos é bem maior do que aquelas que vivem na zona rural.
FLUXOGRAMA BÁSICO DA FASE DE PROJETO DE LOTEAMENTO
CONCEPÇÃO TOPOGRÁFICA
CÁLCULO / DIMENSIONAMENTO
PROJETO BÁSICO
COMPATIBILIZAÇÕES
VERIFICAÇÃO E REVIÇÃO
CONCEPÇÃO TOPOGRÁFICA
Consiste em escolher um sistema que melhor se adeque as necessidades arquitetônicas de uma edificação, buscando sempre a viabilidade técnico/econômica. Nesta etapa são definidos quais elementos básicos que possibilitem a correta compatibilização entre as disciplinas. Tais compatibilizações normalmente são efetuadas pelo responsável pelo projeto arquitetônico ou gerenciadora. Contudo, dispomos de pessoal qualificado para efetuar as avaliações, garantindo a correta locações dos elementos sem que existam interferências.
CÁLCULO / DIMENSIONAMENTO
Nesta etapa é realizado todo o dimensionamento das partes integrantes do sistema de terraplenagem. Utilizando softwares específicos, todos aos cálculos são analisados conforme normativas específicas.
PROJETO DE LOTEAMENTO
Proporcionar o equilíbrio entre a aplicação de técnicas próprias, precisas, legais, racionais e o mínimo de intervenções ou agressões desnecessárias ao meio ambiente.
VERIFICAÇÕES
Todo e qualquer documento emitido é submetido por verificações antes de serem enviadas ao cliente, garantindo a qualidade do serviço. Somente após a finalização das verificações é que os projetos são enviados, através de nosso sistema de envio de projetos. Neste instante são enviados todos os documentos e arquivos necessários.
• Garantia de Segurança;
• Projeto realizado conforme as normas vigentes;
• Dimensionamento personalizado de acordo com as necessidades do cliente;
• Prazo reduzido para a execução da obra (evita retrabalhos);
• Orçamento mais rápido e preciso para executar a obra;
• Redução no custo da obra (evita desperdício de materiais e aumenta a eficiência da mão de obra);
• Facilidade em eventuais manutenções.
• Vias mal projetadas que poderão contribuir para um maior número de acidentes; e
• Drenagem de água pluvial inadequada contribuindo para a ocorrência de inundações e outros problemas mais graves como escoamento e deslizamento do solo.
O QUE É ART?
Instituída pela Lei nº 6.496/77, a ART é um documento legal que identifica o responsável técnico por um serviço prestado ou uma obra realizada. Os profissionais abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA, mencionados inicialmente, têm a obrigação de realizar o registro desse documento online.
Por conta do alto nível de risco e das possíveis consequências em caso de erros em obras e serviços, o papel do atestado de capacidade técnica na construção civil é de extrema importância. Por permitir a identificação do responsável técnico da obra ou serviço prestado, ambos os lados, contratante e contratado, podem obter vantagens do registro de uma ART.
Para o CONTRATANTE a ART assegura que o profissional técnico é capacitado para realizar as devidas funções, uma vez que só é permitido o registro da ART pelo CREA por profissionais habilitados. Além disso, caso o profissional cometa um erro, o contratante estará resguardado técnica e juridicamente.